utilizadores online

Select Menu

Prefeitura

Canindé

Regional

Ceará

Política

Plantão Policial

Pela Rede - Mundo - Variedades

Concursos e Seleções

Recursos Financeiros

Câmara Municipal de Canindé aprovou Projeto de Autoria do Vereador Chico Justa que regulamenta horário da venda de Bebida Alcoólica em Canindé. 

A venda de bebida alcoólica em Canindé, deverá observar os seguintes horários:

- De domingo à 5a. feira, das 6hs. à meia-noite; e, às sextas e sábados, das 6hs. às 3hs. da madrugada.

Segundo o Vereador a intenção do projeto é contribuir com a redução da violência no município.





A Prefeitura Municipal de Canindé, por meio da Fundação de Cultura e Esporte, realizou nesta segunda-feira (21), abertura das comemorações do 168 anos de emancipação política do município.
Uma programação voltada para os artistas e o público em geral, marcou a noite em frente a basílica de São Francisco, na Biblioteca Municipal Cruz Filho. As apresentações contou com a presença de músicos, cantores, historiadores e outros artistas.

Na ocasião foi inaugurado a Galeria dos Mestres da Cultura que traz o nome do saudoso cantor, compositor e artista plástico, Manoel Messias, também carinhosamente conhecido como Manoelzinho, coautor do Hino de Canindé, que compôs juntamente com o maestro J. Ratinho.

De acordo com a secretária de Cultura Irani Paulino, a galeria traz os nomes e um pequeno histórico dos Mestre Maria Odete Martins Uchoa (trabalha com plantas medicinais), Getúlio Pereira Colares (Sineiro da Basílica de São Francisco), Deoclécio Soares Diniz (Bibi – Escultor da Estátua de SF) e Dina Maria Martins Lima (Vaqueira e agricultora).

Fotos/Everton Félix 
Assessor/Carlos Silva 
Assessoria de Comunicação PMC

Projeto começou com 12 turmas e hoje recebe todas as crianças. São 21 salas supervisionadas por 22 professoras e uma psicopedagoga.


Um projeto educacional em Canindé, a 115 Km de Fortaleza, faz a diferença na vida de muitas crianças. Em fase de alfabetização, elas têm acompanhamento especial e conseguem aprender a ler em pouco tempo. 

No município, cerca de 509 crianças participam pela primeira vez no estado do Ceará de uma experiência inovadora. Todas as salas de aula da escola são do 1º ano e com alunas da mesma idade. A iniciativa é elogiada pelos pais. “Fiquei muito feliz quando ela começou a ler. Projeto é importante e observo um avanço na educação das crianças", disse a mãe Glauciene Uchôa.

O projeto começou apenas com 12 turmas e atualmente recebe todas as crianças da cidade. São ao todo 21 salas supervisionadas por 22 professoras e uma psicopedagoga que atua em diversas áreas da educação e têm o papel de analisar as causas dos problemas na aprendizagem.

A história do projeto é o tema desta terça-feira (22) do quadro Nosso Ceará. 




Os professores do município de Canindé realizaram, na manhã desta sexta-feira (18), mais um dia de manifestação pelas ruas da cidade, cominando em frente ao prédio da secretaria de Educação; fechando, assim, o 5º dia de mobilização desde o último dia 3, data em que foi decretada oficialmente a greve pelos professores.

Também, na quinta-feira (17), os servidores já haviam participado da sessão da Câmara Municipal para pedir mais uma vez apoio dos parlamentares municipais diante a situação enfrentada pelos docentes.

Diante a ocupação dos grevistas em frente a secretaria de Educação na manhã desta sexta-feira, a diretoria do SINDSEC, acompanhada de alguns professores foi recebida pelo secretário de Educação, Edson Araújo, e a Vereadora Zeleide Araújo, porém nada foi encaminhado.

De acordo com a Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé SINDSEC, Aurenice Santiago, o secretário reafirmou compromisso em enxugar a folha e reduzir os gastos, o que segundo a presidente é um discurso já antigo de outros secretários que ocuparam a pasta. 

A presidente Aurenice Santiago também comentou a situação lamentável da falta de estrutura que enfrenta hoje a secretaria de educação, que muitas vezes não garante o material necessário para que os educadores possam desempenhar o trabalho com eficácia, já que em algumas vezes o professor, para exercer sua função, tira dinheiro do seu próprio bolso para compra de material, de forma que os alunos não sejam prejudicados.



Portal C4 Notícias
GREVE - CANINDÉ - PREFEITURA - SINDSEC
Fonte: SINDSEC  - Rádio Jornal
Confira as ocorrências nesse final de semana em Canindé e Região.

Acidente de trânsito com vitima fatal em Campos Belos. 

Por volta das 07h:00min, deste domingo 20/07/14 policiais do destacamento PM de Campos Belos, foram solicitados por populares para a CE-253, localidade de São Vicente, aproximadamente 15KM da sede, onde o Sr. Francisco Carlos Oliveira Barbosa, DN 03/01/1993, filho de Raimundo do Nascimento Barbosa e Maria Oliveira Barbosa, residente no Bairro Açudinho – Campos Belos-CE, veio a óbito após perder o controle de sua motocicleta HONDA/CG 125 FAN, de cor vermelha, placa HXM3205, em uma curva na referida CE, o policiamento realizou o isolamento do local até a chegada da pericia do IML de Canindé-CE (Perito Jeová – VT7062), que recolheu o corpo do local. A motocicleta foi recolhida pelo pai da vitima que compareceu no local do acidente.

Indivíduos arrombaram e furtaram o CAPS de Canindé. 

Por volta das 04h:30min, o Sr. Manoel Clauber Mendonça Miranda, (vigilante), DN 18/04/1970, funcionário público Municipal de Canindé-CE, ligou para a Policia Militar informando sobre o furto de 02 (dois) botijões de gás do local onde o mesmo exerce a função de vigilante, CAPS Canindé-CE, localizado na Rua Paulino Barroso, S/N, Bairro Bela Vista – Canindé-CE. 

As Viaturas RD 1214 e 1215 realizaram diligências nas imediações na intenção de localizar algum suspeito, más por hora nada foi encontrado.

Prisão por furto em Canindé.

Por volta das 21h:00 min, foi conduzido pelo policiamento da RD 1215 para a delegacia regional de Canindé-CE, por suspeita de pratica de furto, Francisco Lucivando Abreu de Oliveira, 16/07/1993, residente na Rua “B”, nº 719, Bairro Palestina – Canindé-CE. 

As vitimas Eliane Ricardo Silva e Maria de Fátima Ricardo Silva, residente na Rua “B”, nº719, Bairro Palestina – Canindé-CE; e Antônio Paulo Ferreira residente na Rua “B”, nº713, Bairro Palestina – Canindé-CE, ligaram para a Policia Militar denunciando o acusado por ter furtado respectivamente; 1 (um) celular ASHA-205/Nokia e 1 (uma) TV de marca não especificada, contudo nada fora encontrado com o acusado, que foi apresentado a autoridade policial para os procedimentos cabíveis ao fato.




Portal C4 Notícias 
OCORRÊNCIAS - POLICIAL - ACIDENTE - ARROMBAMENTO - FURTO - PRISÃO - CANINDÉ - CAMPOS BELOS
Fontes: Rádio Jornal e Copom/Canindé.

Ao renunciar aos cargos que ocupava no governo do estado, o PMDB mandou um recado ao governador Cid Gomes, do Pros:avisou que não depende do apoio dele para lançar sua candidatura majoritária. Até agora, esse foi o gesto mais significativo da ruptura que deve se concretizar até o mês de junho, quando termina o prazo das convenções partidárias.

A eleição que se aproxima, portanto, não deve ser morna. A expectativa é de disputa acirrada, protagonizada por duas grandes estruturas políticas: a máquina do Pros e a força do PMDB. O cientista político Josênio Parente explica quais os trunfos de cada partido:

“Esses dois partidos, que são muito competitivos, tem trunfos importantes. O Pros é dono de uma estrutura burocrática que o governador controla (o Governo do Estado). Isso ainda é um peso importante. E o PMDB, por outro lado, tem nomes que possuem uma estrutura suficiente para tentar apresentar ao eleitorado um outro grupo, que é a oposição. Essa é uma realidade no interior do estado. Esses elementos fazem com que a eleição seja disputada”, diz o especialista.

Em números, o partido do governador, apesar de recém-criado, figura mais robusto que o histórico PMDB: o Pros possui 66 prefeitos – ou o dobro dos 33 alcaides do partido de Eunício Oliveira, em todo o estado. Já os vice-prefeitos, são 29 do Pros, contra 27 do PMDB. Quanto aos vereadores, o Pros também vence, com 303, contra 282 vereadores da legenda que deve ser adversária nas eleições.

Mas se o Pros vence em números, por outro lado, a sigla carrega um desafio para esta eleição: terá que convencer à população que é um bom negócio entregar um terceiro mandato consecutivo ao mesmo grupo que comanda o estado há mais de 7 anos. Há desgaste em diversas áreas, como a segurança pública. Segundo Josênio Parente, o campo está aberto para um discurso de oposição:

“Na estrutura partidária cearense, o candidato que conseguir captar a simpatia da oposição, principalmente nas cidades do interior do estado, é quem vai ter chances reais de ser eleito, competindo contra a máquina do Governo do Estado”, avalia.

Cenário político

Considerando a estratégia declarada pelo governador Cid Gomes, a definição de quem será o candidato do Pros deve ser anunciada somente no fim do prazo das convenções. Para a cientista político Carla Michele Quaresma, a decisão do Pros deve considerar conjunturas nacionais. Segundo ela, ainda há chances de entendimento entre PMDB e Pros.

“Muito provavelmente as negociações se darão no sentido de manter essa aliança local, principalmente porque o PMDB faz parte da base de apoio da presidente Dilma. O governador Cid Gomes ainda não se posicionou sobre isso. Sabemos que o Pros já nasceu grande no Ceará e que é um partido com muita capilaridade. Mas as definições passam também pela necessidade de estudar bem o cenário e verificar se a união dos paridos não seria mais vantajosa. Nesse momento, o cenário ainda é difícil”, avalia a cientista.





Portal C4 Notícias
ELEIÇÕES 2014 - CAMPANHAS - PROS - PMDB
Fonte: Por Pedro Alves - Tribuna do Ceará
Onze deputados estaduais e quatro federais não disputarão as eleições para o mesmo cargo neste ano. Motivos vão de problemas de saúde, altos custos de campanha até impedimentos determinados pela Justiça.

Custos de campanha; apoio a candidatura de parentes; problemas de saúde; dificuldades em conciliar negócios e política; intenção de disputar outro cargo e problemas com a Justiça são os motivos que levaram quinze parlamentares a desistirem de suas reeleições.

O deputado estadual licenciado Nelson Martins (PT), atual secretário do Desenvolvimento Agrário estadual, afirmou que não irá concorrer devido aos altos custos de campanha e à necessidade de finalizar seu trabalho junto à Secretaria.

O deputado federal João Ananias (PCdoB) anunciou na última sexta-feira, 11, que não tentará a reeleição devido a complicações cardíacas. Ele tem angina, caracterizada por fortes dores no peito causadas pelo estreitamento das artérias que conduzem sangue ao coração. Alegando problemas de saúde relacionados a diabete, o deputado estadual Augustinho Moreira (PV) também não será candidato à reeleição.

“Minha saída se deve muito às minhas empresas do ramo moveleiro, que precisam de um olhar mais atento da minha parte”, afirmou o deputado estadual Rogério Aguiar (PSD).

O deputado estadual Neto Nunes alegou que não teria legenda no PMDB por apoiar a candidatura de Camilo Santana (PT) ao Governo do Estado e decidiu investir na candidatura de sua mulher, Ana Laís Nunes (Pros). Durante o período das convenções partidárias, que definem as candidaturas, o deputado estava impossibilitado de se candidatar devido a problemas com a Justiça Eleitoral.

Manoel Salviano (PSD), deputado federal, afirmou estar com dificuldades em conciliar suas atividades empresariais com a atividade parlamentar e, por isso, não disputará este ano.

O deputado estadual Vanderley Pedrosa (PTB) disse que apoiará a candidatura do filho, Bruno Pedrosa (PSC), a deputado estadual.

Outros cargos

Os deputados estaduais Mauro Filho (Pros), Camilo Santana (PT) e Eliane Novais (PSB) decidiram nestas eleições disputar cargos majoritários. Santana e Eliane saíram como candidatos ao Governo do Estado e Mauro Filho está concorrendo ao Senado. 

Paulo Facó (PTdoB), Adail Carneiro (PHS) e Ronaldo Martins (PRB), deputados estaduais, concorrerão ao cargo de deputado federal no pleito deste ano. O deputado federal Padre Zé (PP) desistiu da disputa à reeleição para ocupar o cargo de 1º suplente na candidatura de Mauro Filho ao Senado.

Artur Bruno (PT), deputado federal, decidiu voltar a disputar a Assembleia Legislativa do Ceará. Ele afirma que o seu “perfil parlamentar é mais próximo da Assembleia” pela sua proximidade com sindicatos, servidores públicos e professores.

Eleições 2014


Deputados federaIs que não disputarão reeleição ao mesmo cargo:

- Artur Bruno (PT)
- João Ananias (PCdoB)
- Manoel Salviano (PSD)
- Padre Zé (PP)

Deputados estaduais que não não disputarão reeleição ao mesmo cargo:

- Adail Carneiro (PHS)
- Augustinho Moreira (PV)
- Camilo Santana (PT)
- Eliane Novais (PSB)
- Mauro Filho (Pros)
- Nelson Martins (PT)
- Neto Nunes (PMDB)
- Paulo Facó (PTdoB)
- Rogério Aguiar (PSD)
- Ronaldo Martins (PRB)
- Vanderley Pedrosa (PTB)


Eleições 2010

Deputados federais que desistiram de concorrer à reeleição ao mesmo cargo:

- Ciro Gomes (PSB à época, atualmente Pros)
- Eunício Oliveira (PMDB)
- José Pimentel (PT)
- Leo Alcântara (PR)

Deputados estaduais que desistiram de concorrer à reeleição ao mesmo cargo:

- Artur Bruno (PT)
- Domingos Filho (PMDB à época; atualmente Pros)
- Edson Silva (PSB à época; atualmente Pros)
- Francisco Caminha (PHS)
- João Ananias (PCdoB)
- José Ilio Dantas (PSDB)
- Lívia Arruda (PMDB)
- Júlio Cesar (PSDB)
- Marcos Cals (PSDB à época; atualmente SD)
- Sávio Pontes (PMDB)
- Tomás Figueiredo (PSDB)





Portal C4 Notícias
ELEIÇÕES - CEARÁ - LEGISLATIVO - CAMPANHAS

Assaltantes roubaram vários estabelecimentos comerciais, postos de combustível, residências e motociclistas. O grupo levou R$ 22 mil em uma das ações criminosas


Uma operação da Polícia Militar (PM) de Canindé - município distante 120,2 km de Fortaleza - desarticulou uma quadrilha especializada em assaltos na tarde desta quarta-feira, 16. Cinco adolescentes, entre eles um de 14 e outro de 15 anos, foram apreendidos e dois homens presos em flagrante. O grupo foi capturado em uma residência abandonada, localizada no bairro Canindezinho, com os pertences das vítimas.

A ação foi comandada pelo capitão Cavalcante, comandante do Ronda do Quarteirão de Canindé, e teve apoio de uma equipe da Força Tática de Apoio (FTA) do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM) do município. A Polícia investigava a quadrilha - que havia praticado inúmeros assaltos a estabelecimentos comerciais, postos de combustível, residências e motociclistas. 

O grupo de assaltantes foi detido após cometer dois assaltos seguidos nesta quarta. Os bandidos roubaram um motociclista e depois um posto de combustível. Os homens presos foram identificados como Hairom Silva Vieira, 21 anos, e Francisco Felipe da Silva Barbosa, 19 anos. Os adolescentes detidos têm entre 14 e 17 anos.

A residência - onde os assaltantes foram encontrados - era utilizada como esconderijo pelo bando. No local, a Polícia apreendeu três motocicletas roubadas, uma quantia em dinheiro de R$ 220, vários celulares e documentos de vítimas.

Os assaltantes foram levados para a Delegacia Regional de Canindé, onde será realizado um inquérito policial. Hairom e Francisco Felipe vão responder por roubo qualificado, formação de quadrilha e crime de receptação.

Como a quadrilha agia

"Eles colocavam os adolescentes para agir na linha da frente, enquanto os dois homens ficavam no apoio logístico da ação criminosa. Depois, a quadrilha repartia entre eles tudo que era roubado. Eles foram reconhecidos pelas vítimas dos crimes desta quarta. A Delegacia está lotada de populares que foram vítimas dos últimos crimes na região e vieram na tentativa de reconhecer o grupo", disse o capitão Cavalcante.
Investigação
Após uma série assaltos, a Polícia começou a investigar a ação do grupo. Através das imagens de câmeras de seguranças dos estabelecimentos roubados, os policiais conseguiram identificar os suspeitos.

"Os registros de roubos a residências, motociclistas, estabelecimentos comerciais e postos de combustíveis aumentaram nas últimas semanas. Começamos a trabalhar em uma linha de investigação com alguns suspeitos. Depois do roubo da moto e do posto desta quarta, nós fomos a um ponto que era o possível esconderijo deles e os encontramos com os pertences das vítimas", conta o capitão.

Quantia de R$ 22 mil não é encontrada

Um posto de combustível foi assaltado na última segunda-feira, 14. O proprietário do estabelecimento reconheceu os assaltantes detidos e informou à Polícia que o grupo levou R$ 22 mil na ação criminosa. A quantia em dinheiro ainda não foi encontrada. Segundo o capitão Cavalcante, a Polícia tentará descobrir como foi feita a divisão do valor roubado e onde a quadrilha escondeu.


Fonte: Lucas Mota Jornal O Povo

Matadouro em Canindé é um cemitério a céu aberto

O programa Gente na TV/TV Jangadeiro esteve há aproximadamente três meses em um matadouro em Canindé, interior do Ceará, e mostrou um matadouro de animais que não estava de acordo com a lei. O apresentador Nilson Fagata voltou ao local e mostra que nada mudou. O ambiente abriga um cemitério a céu aberto e cheio de urubus. Assista:

O Portal C4 noticias foi o primeiro veiculo de comunicação a abordar o assunto, no dia 31 de dezembro de 2012 nossa equipe esteve no local e pode confirmar o descaso com que é tratado o matadouro público de Canindé.
As cenas são chocantes, os relatos dos servidores ainda mais. Desde a reportagem de 2012 pra cá nenhuma providência foi adotada, com isso fica colocado em dúvida a qualidade da carne consumida pelos canindeenses. 



Portal C4 Notícias
MATADOURO - CANINDÉ - DESCASO - PREFEITURA
Fonte: tribuna do Ceará adaptações C4 noticias
Por volta das 05hs30 desta terça-feira 15-07-14 o estabelecimento comercial de nome Super Eletromóveis, localizado na Rua Euclides Barroso, n° 389, Bairro Centro de Canindé-CE, de propriedade do Sr. Wherlley Mendes Santos, foi arrombado.

A vitima informou que ao chegar no seu estabelecimento percebeu que o comercio havia sido arrombado e que estava faltando em torno de 40 aparelhos celulares de diversas marcas e um tablet.


Ao tomar conhecimento a Policia Militar passou a realizar diligências e conseguiram localizar os acusados ainda de posse dos objetos no Bairro Santa Luzia. Foram recuperados 01 tablet e 34 aparelhos celulares e 04 acusados presos em flagrante.

Também foi apreendido um veiculo Chevette, envelopado de preto, de Placas HUV7473, com indícios de adulteração que estava de posse dos acusados.

Foram presos: 

JACKSON LOPES DE OLIVEIRA, nascido em 01/01/96, residente José Otoni Magalhães, n°1318, Bairro Santa Luzia, Canindé-CE.

ANTONIO LEONARDO ALVES DE ABREU, nascido em 03/05/95, residente na rua Aleardo Jucá, n°1294, Bairro Santa Luzia, Canindé-CE.

CLEUDOBERTO FREIRE ALMEIDA, nascido em 15/01/94, residente na rua Aleardo Jucá, n°1288, Bairro Santa Luzia, Canindé-CE.

Um adolescente de 14 anos residente no Bairro Santa Luzia, Canindé-CE.

Todos os acusados , juntamente com os objetos do furto foram conduzidos à Delegacia Regional, onde foram autuados no art.155 paragrafo 4, furto qualificado (arrombamento).


Fonte: Rádio Jornal

Os professores do município de Canindé realizaram, na manhã desta terça-feira (15), no Auditório Paulo Freire, na sede do SINDSEC, mais uma assembleia para deliberar sobre a greve decretada desde o último dia 3 deste mês, por falta de um acordo entre a classe trabalhadora e o governo do município.

Os servidores docentes decidiram manter a greve diante uma proposta enviada, hoje, pelo gestor de Canindé à categoria, de um percentual de reajuste de apenas 1,5% (um e meio por cento). 

Um ato público foi realizado nas ruas do centro da cidade para dar ciência à comunidade da situação existente. Também, ficou definido que a partir das 7 horas da manhã desta quarta-feira (16) haverá concentração dos grevistas na sede do Sindicato para novas estratégias e manifestações na cidade.

Fonte: SINDSEC
O Ministério Público do Estado do Ceará ingressou com uma Ação Civil Pública contra o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste e o Bradesco de Canindé para pedir à Justiça que eles sejam penalizados pela demora no atendimento aos clientes. O documento foi protocolado no último dia 25 pela promotora de Justiça Lucy Antoneli da Rocha.

De acordo com denúncias recebidas pelo MP, outro problema constante tem sido a falta de dinheiro nos caixas, especialmente nos primeiros dias do mês, quando o fluxo é maior. Assim, às vezes os clientes ficam muito tempo na fila esperando para tirar dinheiro e, chegada a vez, constatam que não há mais cédulas disponíveis.


Para o MP, essa situação demonstra o descumprimento por parte dos bancos da Lei Municipal nº 1886\05, que estabelece tempo máximo de 15 minutos na espera por atendimento nos dias normais. A tolerância aumenta para 30 minutos nas vésperas de feriados ou em dia imediatamente póstumos; em data de vencimento de tributos; nos dias de pagamento de funcionários públicos; e nas datas de início e final de cada mês. Além disso, a conduta apresentada pelas agências bancárias de Canindé fere o Código de Defesa do Consumidor, que também pode ser aplicado a instituições financeiras.

Na ação, entre outras coisas, o MP pede que os três bancos sejam condenados a: colocar à disposição dos usuários pessoal suficiente para que o tempo de atendimento não exceda os limites estabelecidos pela Lei nº 1886\05; garantir o controle de atendimento pelo cliente, através da emissão de senhas numéricas; prestar atendimento preferencial e exclusivo a pessoas com mais de 65 anos, gestantes, deficientes e pessoas com crianças de colo; pagar indenização por dano moral coletivo em valor não inferior a R$ 1 milhão para cada réu; patrocinar, em pelo menos três jornais de grande circulação, o inteiro teor da sentença, de forma a dar publicidade à decisão judicial, de forma a permitir que a própria sociedade também fiscalize o seu cumprimento.


Fonte: Ascom Ministério Público Ceará


Roubo a Posto de Combustível no Centro da Cidade de Canindé.

Por volta das 15:00 hs desta segunda-feira 14-07-14 dois homens não identificados, em uma moto HONDA, de cor preta, sendo que um deles trajando short vermelho e uma blusa listrada e o outro trajando short jeans (cor escura) e blusa listrada, roubaram o Posto de Combustíveis Canindé, situado na Rua Joaquim Magalhães – Centro, próximo a Praça Dr. Aramis. 

A viatura do Força Tática de Apoio deslocou-se até o posto, onde confirmaram a veracidade dos fatos, sendo que os acusados levaram uma quantia não informada, após renderem um funcionário do Posto. Diligências estão sendo realizadas no intuito de obter alguma informação que leve aos acusados.

Loja de celular é arrombada na madrugada de hoje em Canindé. 

Uma loja de celulares foi arrombada e furtada na madrugada de hoje na Rua Euclides Barroso em Canindé. Segundo informações iniciais os bandidos levaram mais de 30 mil reais em mercadorias. A Policia Militar acabou de prender pelos menos 4 indivíduos acusados de praticar o crime e consegui recuperar em posse dos mesmo 39 celulares e um tablet.

Dentre os indivíduos três maiores e um menor de idade os mesmos encontram-se na delegacia local e serão ouvidos na tarde de hoje. Segundo o proprietário da loja, foram subtraídos do local 45 celulares e um tablet. 



Fonte; Rádio Jornal adaptações C4 notícias. 


Os manifestantes bloquearam a BR nos dois sentidos, com queima de pneus e outros objetos. Para a organização do evento foram 1.500 pessoas; já a PRF estimou 200

Cerca de uma hora depois, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) desobstruíram a BR-020 na manhã desta segunda-feira, 14. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 200 manifestantes deixaram o local após negociação com o inspetor Alexandre Azevedo, chefe do núcleo de policiamento da PRF. Eles haviam bloqueado a rodovia nos dois sentidos, próximo ao anel viário que dá acesso à BR-116, no km 4, entre 10h38 e 11h54. Houve registro de um grande congestionamento no local.

De acordo com a PRF, os trabalhadores queimaram pneus e outros objetos. A manifestação vinha, desde o começo da manhã, se encaminhando à rodovia. Agentes da PRF foram ao local para controlar o trânsito, que costuma ter fluxo intenso no dia a dia. Houve também a presença da Polícia Militar (PM). Não houve confrontos durante a manifestação.

A PRF informou que foram acionadas três equipes da PRF e uma do Corpo de Bombeiros para o local. Durante a interdição, formaram-se dois quilômetros de engarrafamento em cada sentido da rodovia.

O coordenador estadual do MTST, Róger Medeiros, informou que no local havia cerca de 1.500 trabalhadores. Segundo ele, o motivo do protesto foi uma ameaça de despejo das famílias que estão acampadas na Paupina, que teria sido anunciada pelo secretário das Cidades do Ceará, Carlo Ferrentini, na última semana.

O movimento, em nota, informou que: "O MTST só quer garantir que os acampados fiquem no terreno até o fim das negociações e promete fazer luta todos os dias do encontro do BRICS, até que saia essa garantia. O movimento não tem nenhuma intenção de atrapalhar o encontro mas em resposta ao secretário Carlo Ferrentini e sua ameaça de despejo, pararemos a cidade todos os dias do encontro e for preciso."

Nesta terça, às 10h, está marcada uma reunião com coordenadores do MTST à com representantes da Habitafor na sede do órgão municipal, juntamente com Secretaria das Cidades do Ceará e representantes da Secretaria Geral da Presidência da República e do Ministério das Cidades do Governo Federal.

Procurada pelo O POVO Online, a Habitafor confirmou a reunião na sede, onde é esperado que o movimento apresente as pautas da reivindicação. Já a assessoria da Secretaria de Cidades informou que dará um retorno em breve sobre o assunto.

Redação O POVO Online